Inaugurada a Farmácia Escola da UFMS

A partir de convênio firmado entre a UFMS e a Secretaria de Estado de Saúde, pacientes com esclerose múltipla, atendidos no ambulatório do Hospital Universitário ou em outras unidades de saúde de Campo Grande, deverão retirar seus medicamentos específicos na Farmácia Escola da UFMS, inaugurada na tarde de hoje.

O atendimento, que congrega atualmente um público de 70 a 90 pacientes, será feito por três farmacêuticos às segundas-feiras (13h30 às 16h30), terças-feiras (7h30 às 11h) e quintas-feiras nos dois períodos.

Para receber os medicamentos, provenientes de Brasília, os pacientes passarão por um cadastro e receberão todas as orientações necessárias para o melhor uso dos remédios, guardados em câmara fria.

“Não é uma simples entrega desse medicamento, tem toda uma operacionalização”, explica a professora Maria Tereza Ferreira Monreal, chefe da Coordenação da Farmácia Escola. “Em um segundo momento, a Secretaria de Estado de Saúde irá nos repassar os medicamentos para pacientes com outras doenças”, completa.

Para o início do próximo ano, também estão previstas a inserção de aulas práticas da disciplina Semiologia e atenção farmacêutica para distúrbio maior para os acadêmicos do 5º ano, assim como a realização de estágio na Farmácia Escola.

Os alunos petianos do curso de Farmácia já começam este ano a fazer o acompanhamento fármaco-terapêutico dos pacientes, em um projeto-piloto.

“A implantação da Farmácia Escola, de caráter didático-pedagógico, abre diversas possibilidades para agregar valor humanístico e de cidadania ao ensino, além de propiciar o desenvolvimento de pesquisa e extensão, fortalecendo o nosso elo com a sociedade”, afirmou a professora Maria Tereza.

A diretora do CCBS, professora Dulce Lopes Barbosa Ribas, destacou a importância da unidade para a UFMS e para a graduação e a pós-graduação do curso de Farmácia. “Esse é um espaço de formação de recursos humanos qualificados. Como será importante, neste local, tão próximo a um ambulatório específico dessa patologia, poder oferecer os medicamentos por toda uma equipe preparada tecnicamente”, expôs.

Representando a reitora Célia Maria Silva Correa Oliveira, a professora Yvelise Maria Possiede, chefe da Coordenadoria de Desenvolvimento e Avaliação de Ensino, enfatizou o valor da conquista da Farmácia Escola, já que o prédio havia sido inicialmente inaugurado em 1996, mas até então não havia atendimento aos pacientes.

“É muito bom saber que podemos oferecer este espaço aos nossos alunos e também resgatarmos essa dívida com a sociedade”, disse.

Entusiasmados também estão os acadêmicos. Bianca Rodrigues Acácio, do Grupo PET Farmácia, acha que essa será uma grande oportunidade de os alunos estabelecerem contato com a comunidade. “É um aprendizado muito grande. Há muito esperamos pela Farmácia Escola e estamos muito felizes por essa inauguração”.

Do terceiro ano, o acadêmico Paulo Sergio Koto Maurai também comemora. “Com a Farmácia Escola teremos uma maneira a mais de fazer o estágio e de por em prática o que aprendemos nas aulas”.